Workshops

Workshop 1 | 9h - 13h

24 de outubro | Porto
7 de novembro | Lisboa

Avaliação da Formação

Definir indicadores de performance e controlar a eficácia da formação na criação de valor

 

Cada vez a formação deve ser vista como investimento e uma actividade estratégica das organizações, onde deve existir um planeamento, acompanhamento, implementação e respectiva avaliação. Avaliar e validar a formação, sistematizando a sua contribuição para o alcance da estratégia e dos objetivos, é determinante para o sucesso das Organizações. Neste seminário iremos demonstrar quais as ferramentas que se devem usar para avaliar o retorno do investimento em formação, fazendo uma análise integrada através da medição dos resultados financeiros, da transferência de competências para os colaboradores e da criação de valor para a organização.

Em suma, saiba como definir indicadores de performance e controlar a eficácia da formação na criação de valor para os colaboradores e a organização.

Objetivos

  • Dominar conhecimentos e competências que lhes permitam construir e aplicar instrumentos e métodos de avaliação de forma a realizar uma avaliação imediata da formação.
  • Saber, em termos práticos, como calcular o ROI para avaliar a eficácia da formação, tanto a nível de aquisição de competências por parte dos formandos como de criação de valor para a organização.

A quem se dirige

Este Workshop destina-se a todos aos especialistas e gestores de Recursos Humanos, nomeadamente:

  • Diretor/Responsável/Técnico RH
  • Diretores/Responsáveis/Gestores de Formação

e todos os colaboradores que necessitem de medir o retorno da formação.

A mais-valia deste workshop: Formação muito prática durante a qual vamos alternar exposições teóricas e exercícios práticos individuais e em grupo, e debates dirigidos com participação ativa dos participantes.

Programa

Introdução

  • Plano de formação: definição de objetivos e indicadores
  • Importância do processo avaliativo para o sucesso da avaliação
  • Como avaliar a eficácia da formação e quais os seus desafios
  • Como converter os benefícios da formação num valor para a empresa
  • De que forma a gestão de topo analisa as métricas de avaliação da formação
  • Princípios e aplicações da metodologia ROI

Momentos da avaliação da formação

  • O que avaliar, quem avaliar, como avaliar, com que finalidade, em que timmings
  • Conceber e implementar o processo de avaliação da formação

Métodos, técnicas e instrumentos de avaliação

  • A avaliação da formação segundo os diferentes níveis de formação
  • Como selecionar os métodos de avaliação
  • Construir e aplicar instrumentos de avaliação
  • Metodologia de avaliação da formação – como calcular o ROI
  • A avaliação imediata da formação
  • Avaliação de satisfação e da aprendizagem
  • Quais as técnicas a utilizar
  • Como analisar a informação

Análise e comunicação dos resultados da formação

  • Recolher dados durante os diferentes momentos da formação
  • Analisar e comparar se os indicadores definidos foram cumpridos
  • Identificar barreiras que dificultem a transferência de aprendizagens e analisar como ultrapassá-las
  • A comunicação dos resultados: o quê, a quem e como

Aplicação de diversos casos práticos e exercícios.

Formadoras

Workshop 1 | Porto

Sílvia Ferreira

silviaferreira

Consultora de gestão empresarial e formadora Sénior, com uma vasta carreira em Formação Empresarial, nas áreas Comportamental, Liderança e Gestão.

Workshop 1 | Lisboa

Maria de Lurdes Calisto

lurdescalisto

Consultora, formadora, professora e investigadora, especializada na vertente humana da estratégia empresarial.

Workshop 2 | 14h - 18h

24 de outubro | Porto
7 de novembro | Lisboa

Entrevistar para avaliar Talento

Dominar as técnicas de entrevista para selecionar o candidato ideal

 

No âmbito do processo de atrair, selecionar e recrutar novos colaboradores, a entrevista é uma atividade crítica, pela sua importância e pela sua dificuldade, e constitui um momento-chave para produzir decisões eficazes.

Este workshop pretende dotar os participantes de metodologias sólidas para conceber, estruturar, conduzir e retirar o máximo valor de uma entrevista de recrutamento e seleção.  Permitir-lhes-á dominar as técnicas de entrevista, fundamentais para avaliar talento (atual e potencial), validar competências e avaliar motivações e expectativas, preditoras do sucesso futuro.

Em suma, entrevistar implica muito mais do que intuição e bom senso. Descubra as técnicas para escolher o candidato ideal.

Objetivos

  • Saber estruturar uma entrevista de seleção.Trabalhar competências de escuta ativa e assertividade em contexto de entrevista.
  • Conduzir uma entrevista que produza conhecimento útil e seja orientada a resultados
  • Desenvolver competências que permitam uma comunicação adequada às várias etapas do processo de seleção.

A quem se dirige

Este Workshop destina-se a responsáveis de recursos humanos (directores e managers) que realizem entrevistas de seleção e conduzam os respectivos processos.

A mais-valia deste workshop: Trata-se de uma formação eminente prática, com as ferramentas para realizar entrevistas de seleção eficazes.

Programa

Neste workshop vai aprender a dominar as competências especificas da entrevista:

Estruturar o processo de seleção e a entrevista

  • Preparar a entrevista: conhecer as necessidades e objetivos da organização para cada recrutamento
  • Adotar um enfoque holístico, com ferramentas, fontes de informação e avaliações complementares
  • Dimensões de avaliação: experiência, competências, traços de personalidade
  • Planear e dar feedback
  • Estruturar uma ficha da entrevista

Conduzir a entrevista

  • O acolhimento e a construção de empatia
  • Técnicas de escuta ativa e linguagem não verbal
  • A comunicação assertiva na entrevista
  • O comportamento do entrevistado como fonte de informação
  • Como adequar as perguntas à realidade do candidato
  • Conhecer as técnicas de formulação e reformulação
  • Aspetos éticos a ter em conta na entrevista

Utilizar ferramentas complementares à entrevista

  • Técnicas psicométricas,
  • Casos práticos (case studies, business cases e problem solving)

Concluir a entrevista

  • Sintetizar os pontos-chave
  • Informar das etapas seguintes do processo
  • Feedback final

Realizar a avaliação final

  • Avaliar aos candidatos em função das entrevistas
  • Efetuar uma avaliação comparativa dos candidatos em apreciação
  • Preparar uma short-list
  • Princípios de comunicação a candidatos selecionados e não selecionados

Caso prático: Simulação de uma entrevista de seleção

Formador

Workshop 2 | Porto & Lisboa

Carlos Sezões

carlossezoes

É desde maio de 2010 partner em Portugal da Stanton Chase International, uma das 10 maiores multinacionais de executive search, também dedicada às áreas de talent management e coaching.

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